O que fazer nas férias com as crianças?

A organização e planejamento para adequar o tempo e acompanhar a rotina da turminha.

Dezembro é o mês que se inicia as férias escolares da criançada e sabemos que muitos pais precisam se desdobrar para cuidar dos pequenos e ainda dar conta do trabalho e dos afazeres da casa. A organização e planejamento para adequar o tempo e acompanhar a rotina da turminha, é essencial para evitar que eles fiquem entediados e para trazer muita diversão para esse momento de descanso.

Quer saber o que fazer com os seus filhos nas férias? Continue lendo que vamos te dar muitas dicas!

Por onde começar a planejar as férias?

Que tal imprimir um planejamento semanal e envolver a criança a construção das atividades que serão feitas nesse período? Pergunte o que ela gostaria de fazer (ir na casa do amigo, cinema, viajar, zoológico, etc.) e preencham juntos. Ao ser incluída no planejamento, ela vai ficar ainda mais animada e estará aprendendo desde cedo como se planejar.

Como entreter e educar as crianças ao mesmo tempo nesse período?

Criar atividades físicas e culturais também são formas divertidas de passar bons momentos com as crianças nas férias. E, por que não, transformá-las em brincadeiras? Abaixo listamos algumas dessas atividades para você colocar em prática com os pequenos.

1.    Cozinhar

As crianças enxergam essa como uma tarefa de adultos e, por isso, ao serem chamadas para participar no preparo de uma receita, ficarão radiantes. Coloquem a criatividade para jogo e combinem refeições temáticas ao longo das férias: dia da pizza, do hambúrguer, doces de café da tarde e por aí vai. Para gerar expectativa para o evento, peça a criança para que separe os ingredientes durante o dia.

2.    Atividades culturais

Atividades que proporcionam conhecimento e estimulam a criatividade das crianças, são essenciais para o seu desenvolvimento pessoal. A maneira mais fácil de fazer isso é nada mais nada menos que: preparar uma pipoca e assistir um bom filme ou série com a família toda. Além disso, a leitura de livros e estimular os desenhos também são bem-vindos.

3.    Brincadeiras educativas

Faça com que a criança saia um pouco da bolha (internet e tv o dia todo). Aposte em jogos de raciocínio e concentração, que são disputados em dupla ou grupos e que gere nela uma competitividade positiva. Se seu filho(a) for mais novo(a), você também pode levá-lo(a) ao parquinho e deixá-la se sujar à vontade. Criança “suja” é sinal de criança feliz.

4.    Dividir as tarefas da casa

Brincar e fazer bagunça é bom, mas os pequenos precisam aprender que depois de toda a festa, vem a organização. Para facilitar, deixe a disposição da criança a caixa organizadora, assim ela saberá que depois de brincar, os brinquedos devem ser guardados. Outras atividades que podem ser passadas para elas são: cuidar dos animais, regar as plantinhas e cultivar a hortinha da casa. Essas práticas já farão com que a criança tenha um senso de responsabilidade de manter ambientes organizados.

5.    Esportes

Para gastar a energia que a criançada tem de sobra, nada como uma atividade física. Leve-as para andar de bike no parque, patins, skate, jogar bola e até uma natação. Pode ter certeza que no fim do dia, elas vão estar tão cansadas que vão dormir como um anjo a noite toda!

Para finalizar, que tal registrar o que foi feito nas férias?

Para tornar o fim das férias um momento ainda mais especial, construam juntos um quadro com o que mais gostaram de fazer e as fotos. Depois de um período tão divertido, não há dúvida de que as atividades ficarão na memória dos pequenos.

Lembre-se que manter as crianças ativas é essencial para descarregar toda a energia acumulada e evitar que elas fiquem entediadas facilmente. Aproveite as nossas dicas e proporcione uma férias inesquecível e divertida para a sua turminha.

Boas férias!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!

* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima