Organização na cozinha: 5 regras para um ambiente mais prático

Dizem que a cozinha é o coração da casa. O ambiente é utilizado todos os dias, por diversos momentos e por todos dentro de uma casa. Ou seja, é muito comum que o espaço fique bagunçado.

Mas como tornar esse ambiente mais organizado, funcional e aconchegante? Algumas dicas práticas podem auxiliar na organização da sua cozinha no dia a dia. Confira a seguir:

Regra nº 1: faça uma “limpa”

Assim como você costuma fazer aquela “limpa” em seu guarda-roupa periodicamente, faça o mesmo nos armários e gavetas. Descarte alimentos que já passaram da validade e utensílios danificados ou que você não usa mais.

Assim, você otimiza os espaços e abre lugar para coisas novas!

Regra nº 2: acesso fácil ao que você mais usa

Alimentos e utensílios que você usa com maior frequência devem estar em locais de fácil acesso. Isso confere mais praticidade para o seu dia a dia na cozinha.

Regra nº 3: potes no lugar de embalagens

O pote é seu grande aliado na hora da organização na cozinha! Em vez de deixar mantimentos e temperos nas embalagens, amontoados em seus armários, organize-os em potes. Se preferir, pode identificá-los com etiquetas.

Além de organizar, evita desperdícios e contaminações.

Regra nº 4: atenção às gavetas!

Aqui, potes organizadores e cestas empilháveis te auxiliam na hora de organizar.

Se suas gavetas não tiverem divisores, você pode utilizar esses objetos para armazenar seus utensílios.

E lembre-se da ordem para simplificar seu dia a dia: na primeira gaveta vão os talheres de servir (garfos, facas e colheres), na segunda gaveta, os acessórios de cozinhar (facas, mexedores, pegadores etc.) e a terceira gaveta, os panos de prato.

Regra nº 5: não deixe a geladeira de lado

Para melhor conservação dos alimentos e manutenção de limpeza da geladeira, use e abuse dos potes e cestinhas empilháveis. Até para organizar frutas e legumes, elas podem ajudar!

E então, gostou das dicas? Se elas te ajudaram, compartilhe este post nas suas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima