Muitas vezes, a gente se esquece, mas os objetos de limpeza também precisam ser higienizados. Isso porque esses itens podem acumular as bactérias e outros microrganismos.
A função dos baldes, bacias, cestos e até lixeiras é evitar contaminação. E a higienização deles também! Além de ajudar a evitar doenças, prolonga a vida útil dos objetos.
A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar na hora de mandar os microrganismos pra bem longe da sua casa:
- Baldes e bacias
Baldes e bacias de plástico são fáceis de lavar: basta utilizar água e sabão. Para desinfetar, um pano com álcool 70% ou desinfetante caseiro resolve. A cada vez que usar, higienize os itens.
Para prolongar a vida útil de um balde ou de uma bacia, lembre-se de não sobrecarregá-los, respeitando o limite de sua capacidade, não expô-los ao sol e armazenar em local limpo, seco e encaixado.
- Cesto de roupas
As mesmas dicas para a higienização de baldes e bacias valem para o cesto de roupas. Lave com água e detergente e desinfete depois. A diferença é a frequência: higienize cada vez que colocar as roupas para lavar.
- Lixeiras
Uma boa dica para saber se o lixo está contaminado, é sentir o cheiro. Se começou a cheirar mal, está contaminado.
A lixeira do banheiro, por exemplo, deve ser higienizada pelo menos uma vez por semana. Dependendo da quantidade de moradores na casa, é necessário lavar duas vezes por semana.
Para limpá-las, use sempre luvas, e utilize água e detergente. O ideal é utilizar oito gotas de detergente por litro de água. Molhe um pano com a solução e lave.
Para desinfetar, utilize um saponáceo ou desinfetante caseiro. Tente evitar o uso de água sanitária, pois, com o tempo, ela pode desgastar o plástico e criar uma coloração amarelada no local.
Gostou do post e essas informações te ajudaram? Então compartilhe com os amigos em suas redes para ajudar outras pessoas.