O que é BPA e por que devemos evitá-lo em nossos alimentos?

O BPA, também conhecido por Bisfenol A, é um composto químico que serve de matéria-prima para a produção de diversos tipos de plásticos, como policarbonatos, PVCs, resinas epóxi e muitos outros.

Este é um elemento bastante comum em nosso dia a dia, presente nos corpos plásticos de eletrodomésticos e eletrônicos, rótulos de alimentos, automóveis, roupas e até nos papéis térmicos de extratos bancários ou notas fiscais, entre outras inúmeras aplicações.

Os problemas começam quando o BPA é usado em qualquer produto que entre em contato com bebidas e alimentos, e ficam mais graves quando são aquecidos em fornos micro-ondas. Isso acontece porque ele é o xenoestrógeno, químico que é confundido com estrogênio pelo corpo humano, que tem sua liberação acelerada em altas temperaturas.

Só que enquanto o estrogênio é um hormônio, presente em maior quantidade nas mulheres, que controla as funções orgânicas vitais do corpo humano, como reprodução, crescimento e metabolismo, o xenoestrógeno é composto por gás cloro e hidrocarbonetos do petróleo.

Em termos médicos, o BPA é um disruptor endócrino. Isso significa que ele desequilibra o sistema hormonal e, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar abortos, infertilidade, ovários policísticos, endometriose, fibromas uterinos, gestão ectópica (fora do útero) e precocidade sexual, além de doenças cardíacas, problemas motores, problemas mentais, obesidade e alguns tipos de câncer. E estes são apenas alguns exemplos do que ele pode fazer.

Atualmente, o uso de BPA é proibido apenas para mamadeiras e pratos, garfos, colheres e facas usados por crianças, e só. Nada impede que ele seja encontrado em outros produtos.

Assim, é de extrema importância exigir que todos os seus potes, copos, jarras, bowls em plástico tenham o selo BPA Free, já presente nos produtos Jaguar. Ele garante que todos que você ama sempre terão qualidade e saúde.

Curtiu a dica? Então aproveite que está aqui, navegue pelo site da Jaguar Utilidades e escolha os potes que vão te ajudar a proteger sua família e seus alimentos. E lembre-se: todos eles são BPA Free! Compartilhe esse post e espalhe saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima